EDP Escelsa completa 42 anos

Friday 02, July 2010

Parabéns a distribuidora capixaba!

Onesta quinta-feira, dia 1º de julho, a EDP Escelsa completa 42 anos de história, fornecendo energia para mais de 3,2 milhões de habitantes presentes em 70 municípios no estado do Espírito Santo. Hoje, a distribuidora capixaba atende quase 90% da área de concessão do Estado levando a boa energia com inovação e sustentabilidade. 

 

A história da EDP Escelsa no Grupo EDP começou em 2002 e, desde então, tem contribuído para desenvolvimento socioeconômico da sociedade. Apenas no Programa Nacional de Universalização e uso da Energia Elétrica, a empresa já investiu R$ 243 milhões e levou energia elétrica 45 mil propriedades rurais.

 

Foi também no Espírito Santo que o Grupo EDP implantou a primeira rede de abastecimento de veículos elétricos do Brasil e a doação de bicicletas elétricas para a polícia do Estado, além de melhorar o atendimento de ocorrências com o despacho móvel, que permite a atribuição de ordens às equipes de eletricistas por meio de uma conexão de dados, reduzindo o tempo de despacho e os erros de comunicação. Já para inibir atividades ilegais, estão sendo instalados conjuntos de medição exteriorizada para inibição e identificação de fraude ou furto de energia em clientes atendidos em média-tensão.

 

Um pouco de história

 

A EDP Escelsa nasceu da fusão de duas empresas que atuavam no estado: a Escelsa (empresa do Governo Estadual) e a CCBFE - Companhia Central Brasileira de Força Elétrica (do grupo americano AMFORP - American & Foreign Power Company, nacionalizada pelo Governo Federal em 1964). Em 1968 uma diretoria comum às duas empresas tomou posse fazendo uma fusão e a transição para a Nova Escelsa.


No nome Escelsa foi criado pelo Governador Jones dos Santos Neves.  No ano da fusão, em 1968, o mercado da Escelsa foi de 169 mil MWh. Hoje o mercado é de 8.993.463 MWh (12 meses findos em maio/2010), 53 vezes maior que em 1968.
Em 17 de julho de 1995, a Escelsa foi a primeira empresa de energia elétrica a ser privatizada, dentro do Programa Nacional de Desestatização.

 

Você sabia


- No ano da fusão, em 1968, o nº de clientes era de 70.747. Hoje são 1.210.605 clientes, ou seja, 17 vezes maior.
- O nome Escelsa foi criado pelo Governador Jones dos Santos Neves. Ele ficou em dúvida se deveria ser com X - Excelsa, já que na língua portuguesa o vocábulo é grafado com X, que significa sublime, excelente, admirável. Seu irmão, Guilherme Santos Neves, sugeriu que a sigla Escelsa fosse sempre seguida do nome da empresa por extenso: Escelsa - Espírito Santo Centrais Elétricas S. A., para designar pessoa jurídica.
- Em 2009 Recebeu o Troféu Ouro do Prêmio de Qualidade do Espírito Santo, COMPETE ES.
- Pelo quarto ano consecutivo, manteve o índice de sustentabilidade empresarial BM&F/Bovespa.
- Ampliou, reforçou e construiu várias subestações, tendo adicionado ao sistema elétrico, em apenas um ano, 10% da capacidade total instalada no sistema nos últimos 41 anos.
- Levou arte e cultura para a população carente da Grande Vitória através do Festival de cinema Vitória Cine Vídeo.
- Atuou, com seus voluntários, em projetos sociais nas comunidades e colaborou com a melhoria da qualidade de vida dos alunos de escolas públicas.
 
EDP Escelsa em números (base 2009)


Municípios atendidos  - 70
Habitantes (milhões) - 3,2
Área de concessão (km2) - 41.241
Energia distribuída (GWh) - 8.021 Energia vendida a clientes finais - cativos (GWh) - 4.879 Nº de colaboradores - 953
Produtividade (clientes/colaborador) - 1.244
Produtividade (MWh distribuído/colaborador) - 8.391