Gestão ambiental

A EDP Brasil compromete-se, por meio da Política de Sistemas de Gestão e Sustentabilidade, com a melhoria contínua da gestão ambiental, segurança e saúde do trabalho. 

O Sistema de Gestão Ambiental da EDP, baseado na Norma ISO 14.001, orienta as operações de todas as empresas do Grupo. Seus processos e procedimentos são executados por equipes locais de Meio Ambiente em cada unidade de Comercialização, Geração e Distribuição, apoiadas pela área de Sustentabilidade e Meio Ambiente Corporativo. 

As operações da EDP possuem planos de ação para garantir que os programas de mitigação e compensação de impactos socioambientais sejam desenvolvidos de forma eficaz e que as exigências dos órgãos envolvidos no processo de licenciamento ambiental sejam cumpridas. 

Ecoeficiência

A Ecoeficiência busca uma menor necessidade de consumo de recursos ambientais e respeito à capacidade de sustentação do planeta através da efetividade no uso de recursos.  

Na EDP, o termo é colocado em prática através de medidas voltadas à melhoria de infraestrutura, com escolha e adaptação de espaços de trabalho com características arquitetônicas, que permitem melhor aproveitamento de recursos naturais, como locais com maior incidência de luz natural e melhor conforto térmico, e com a instalação de dispositivos mais eficientes quanto ao uso desses recursos, tais como torneiras com acionamento automático, válvulas de descarga com acionamento duplo,​ captação da água da chuva para reuso, iluminação com lâmpadas LED, sensores de presença para acendimento de luz entre outros. 

 

vista de um prédio corporativo ao redor de árvores a céu aberto

Água

A água é recurso essencial para as operações da EDP, e de extrema relevância nas unidades de Geração, uma vez que é matéria-prima da produção de energia nas Centrais Hidrelétricas e insumo dos circuitos de refrigeração da Unidade Termelétrica. 

Com o objetivo de minimizar o consumo de água da UTE Pecém, foi implementado o projeto PURATE, que aumenta os ciclos da torre de resfriamento, reduzindo a necessidade de água no processo de produção de energia. Além disso, foram colocados em prática processos para o reuso dos efluentes gerados nessa unidade de geração, garantindo um reaproveitamento de 40%. 

Para a operação das unidades de Geração Hidrelétrica, o uso dos recursos hídricos para a produção de energia é autorizado e fiscalizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Essas unidades ainda contam com programas ambientais específicos direcionados aos recursos hídricos, como o monitoramento de sedimentos e da qualidade da água dos reservatórios. 

Água corrente no meio da floresta

Energia

A EDP Brasil, alinhada ao grupo EDP, tem a ambição de liderar o processo de transição energética no país, prevendo em seu Plano Estratégico a aceleração do crescimento em energias renováveis. Este desenvolvimento se dará principalmente pela geração solar e pela redução, a zero, da capacidade instalada em geração à carvão.

A fim de reduzir o impacto ambiental da queima do carvão, a EDP Brasil busca otimizar o consumo do combustível fóssil, assim como executa outras ações para mitigação dos impactos ambientais na Distribuição e para redução do consumo de energia de seus clientes por meio dos Projetos de Eficiência Energética e ações de conscientização quanto ao uso desse recurso. 

 

placa solar e céu azul com energia eólica

Resíduos

A EDP Brasil possui projetos que atuam dentro do conceito de Economia Circular, visando reduzir os impactos causados pelos resíduos provenientes da nossa operação. Conheça alguns dos destaques: 
 

Economia circular: Desde 2021, a EDP Brasil, em parceria com a Reciclus, passou a oferecer em suas agências de atendimento pontos de coletas de lâmpadas usadas, que são destinadas para logística reversa, processo no qual a maior parte dos materiais que compõem esses dispositivos, inclusive o mercúrio, é reaproveitada nos diversos setores da indústria e o restante é destinado de forma adequada como resíduo.  

O projeto é alinhado às metas e compromissos assumidos pela EDP Brasil no que tange o gerenciamento de resíduos do setor elétrico, e busca também atender a uma demanda levantada pelos próprios clientes.  

Com a adesão dos clientes ao programa, a EDP Brasil vem contribuindo positivamente para implementação de iniciativas de Logística Reversa e Economia Circular no país, bem como para a mitigação dos impactos gerados pelo descarte incorreto desses produtos, que podem representar sérios problemas aos ecossistemas e à saúde humana, sendo um agente para a promoção de iniciativas sustentáveis relacionadas a Gestão de Resíduos.

Acesse aqui as agências de atendimento da EDP onde é possível depositar suas lâmpadas para um descarte sustentável.

Transformadores a óleo vegetal: Todos os transformadores novos são adquiridos com óleo vegetal e os transformadores enviados para as empresas reformadoras retornam ao parque de ativos das distribuidoras do Grupo EDP com óleo vegetal.  

O uso do óleo de origem vegetal é benéfico devido à sua origem de fontes renováveis e substitui o uso do óleo mineral, originado do petróleo. Além disso, o óleo vegetal é mais durável e sua utilização contribui para que os transformadores tenham um tempo de vida útil significativamente mais longo, trazendo uma menor necessidade de manutenções desses equipamentos e oferecendo menos riscos de acidentes e de interrupções no fornecimento de energia. 

Eliminação de plásticos de uso único: A EDP Brasil eliminou os copos plásticos descartáveis em suas sedes administrativas e vem incentivando a redução do uso desses produtos em todas as suas localidades por meio da distribuição de copos e garrafas feitos de materiais mais sustentáveis e duráveis aos colaboradores. 

Cinzas da UTE Pecém: As cinzas geradas pelo processo de queima do carvão para geração de energia na Usina Termelétrica de Pecém são incorporadas no processo da indústria cimenteira local. Essa iniciativa permite o reaproveitamento de cerca de 70% do volume de cinzas gerado. 

Além dos projetos já em desenvolvimento, a EDP Brasil busca continuamente melhorar seus processos e trabalhar a circularidade dos materiais usados em sua operação por meio da conscientização e engajamento dos colaboradores quanto ao tema e do estudo e reestruturação de processos de forma a possibilitar um maior tempo de vida útil aos materiais. 

Política Corporativa

A abordagem de sustentabilidade da EDP Brasil está fundamentada nos Princípios de Desenvolvimento Sustentável do Grupo EDP, formalizados através da Política de Gestão e Sustentabilidade da EDP e aprovados pelo Conselho de Administração do Grupo. 

 



 

Duas mulheres sorrindo e uma delas com tablet na mão