Cadeia de valor

 

A EDP visa garantir que empresas fornecedoras compartilhem dos valores da companhia e que cultivem práticas sustentáveis, éticas e responsáveis em seus processos. A cadeia de fornecimento da EDP no Brasil é composta por fornecedores de materiais e prestadores de serviços que atuam em diferentes segmentos e regiões do país. 

Dentro deste conceito de cadeia de valor a empresa atua três frentes:

Colaboradores

Dentro da EDP temos diversas ações voltadas para a garantia da diversidade e ampliação da presença de grupos sub-representados no quadro geral, assegurando uma cultura inclusiva a partir do fortalecimento da segurança psicológica e senso de pertencimento através de nossos Grupos de Afinidade, além de aceleração do processo de Formação e Carreira, ampliando a diversidade em cargos de liderança. 

Além disso, a EDP Brasil acredita na importância de fortalecer uma cultura organizacional centrada no ser humano e que preza pela qualidade de vida, bem-estar e sustentabilidade.  

Grupo de pessoas sentadas na mesa e mulher sorrindo com blusa rosa olhando para foto

Parceiros

A EDP Brasil mantém o Programa Cadeia de Valor Sustentável, que visa garantir que empresas fornecedoras compartilhem dos valores da EDP Brasil e que cultivem práticas sustentáveis, éticas e responsáveis em seus processos. A cadeia de fornecimento da EDP Brasil é composta por fornecedores de materiais e prestadores de serviços que atuam em diferentes segmentos e regiões do país. 

Para que possam se tornar fornecedoras da EDP Brasil, as empresas são submetidas a análises de conformidade fiscal, documental, reputacional de Compliance e processo independente de Due Diligence. 

Após a contratação, os fornecedores são segmentados de acordo com critérios de riscos socioambientais e com base na complexidade e no impacto de suas operações para o negócio. 

Nossos principais fornecedores são também periodicamente monitorados por meio do Índice de Desempenho de Fornecedores (IDF), que analisa indicadores relacionados às dimensões de performance, saúde e segurança, inovação, sustentabilidade e compliance. 

Para consultar mais informações sobre pagamentos, padronizações, avaliação de desempenho e condutas esperadas pela Companhia, os parceiros contam com o Manual do Fornecedor EDP, bem como um Código de Conduta do fornecedor, complementar ao Código de Ética, disponível no portal de fornecedores. 

Dois homens apertando as mãos para fazer negócios

Clientes

Nós trabalhamos para aumentar continuamente a satisfação dos seus clientes, oferecendo um serviço de qualidade e segurança. Para tal, entre as medidas que nos auxiliam a atingir este objetivo, estão os grupos de trabalho multidisciplinares, criados para analisar as demandas apresentadas pelos clientes e as tendências do mercado.  

Temos frentes de investimento voltadas à redução da emissão de CO2 por meio do aumento da capacidade instalada de energia limpa, e nossos clientes fazem parte dessa jornada rumo ao consumo sustentável. Algumas das nossas principais ações voltadas à promoção da melhoria dos aspectos sociais e ambientais frente as relações com os nossos clientes foram: 

  • Disponibilização de serviços de Geração Solar Distribuída aos nossos clientes; 
     
  • Desenvolvimento de soluções de Mobilidade Elétrica e programas de Eficiência Energética nas áreas de concessão; 
     
  • Venda de serviços energéticos;  
     
  • Programa Tarifa Social voltado à população de baixa renda, que proporciona um desconto na tarifa de energia elétrica, que pode variar de 10% a 65%, a depender do consumo de cada residência; 
     
  • Disponibilização de fatura digital para pagamentos de contas, com o intuito de diminuir a geração de resíduos; 
     
  • Emissões evitadas em clientes a partir de projetos de eficiência energética, solar e projetos de biomassa; 
     
  • Atuação em projetos de desenvolvimento e transformação socioambiental através do Instituto EDP.
Usina Solar TIM - Taubaté

As principais realizações do Programa voltadas a promover a melhoria dos aspectos sociais e ambientais na cadeia de fornecimento foram: 

  • Desenvolvimento de critérios sociais, ambientais e de governança para avaliação de fornecedores e sua incorporação no Índice de Desempenho de Fornecedores (IDF); 

  • Estabelecimento de procedimento de monitoramento dos fornecedores junto à área responsável pela gestão de fornecedores; 

  • Realização de auditorias independentes nos fornecedores, com base nos critérios estabelecidos no IDF; 

  • Apoio ao desenvolvimento de planos de melhorias com base nos resultados de auditorias; 

  • Inserção do questionário de avaliação socioambiental no sistema GoSupply

  • Estabelecimento de um programa de desenvolvimento de fornecedores, a Academia de Parceiros, que promove treinamentos on-line, destacando realização dos cursos das normas ISO 14.001 - Gestão Ambiental, 9.001 - Qualidade e 45001 – Segurança; 

  • Desenvolvimento do Projeto de Compras Sustentáveis baseado na ISO 20400. A ação busca realizar escolhas de produtos e serviços que tenham impactos ambientais, sociais e econômicos positivos ao longo do seu ciclo de vida. 

 

Imagem de grandes troncos de árvores vista de baixo para cima na floresta