EDP nas Escolas

Sabemos que a educação vai além das salas. Por isso, desde 2002 o Programa EDP nas Escolas atua na melhoria da qualidade de vida estudantil dos alunos, professores e diretores beneficiados. Com um calendário anual de atividades, o Programa EDP nas Escolas percorre desde materiais escolares até capacitações às docentes, passando também por ações integradas de educação, cultura e sustentabilidade. A partir de 2022, o programa ainda passou a ser pautado em três trilhas de aprendizagem, construídas a partir da análise de priorização de necessidades, para que assim cada escola seja atendida de maneira mais adequada às suas necessidades e realidade.

 

edp_nas_escolas

Nosso alcance em 2021

•    + de 10 mil alunos atendidos
•    43 escolas beneficiadas
•    09 estados impactados
•    + 800 professores capacitados

escolas_participantes

Alinhamento a Políticas Públicas:

  • Respeita o Artigo 205 da Constituição da República Federativa do Brasil. (“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”).
  • Respeita-se a Declaração Universal dos Direitos Humanos;
  • Respeita-se o Estatuto da Criança e do Adolescente; 
  • Respeita-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
  • Desenvolve ações aderentes à BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

Resultados

O EDP nas Escolas é um dos projetos mais antigos do Instituto EDP, ao mesmo tempo, em que educa, contribui para a melhoria dos indicadores da educação e traz atividades e eventos lúdicos, que atraem a participação dos estudantes e da comunidade do entorno onde é realizado. Segundo avaliação dos diretores escolares, o Programa contribui fortemente com o Desempenho Educacional, incentiva a leitura e a escrita e conscientiza a comunidade escolar para o respeito aos valores humanos e o fortalecimento da cidadania.

Em 20 anos nós já alcançamos:

  • 851 Escolas
  • 250.893 Estudantes
  • 15.907 Educadores
  • 1.346 Voluntários
  • 181 parceiros.

 

crianças felizes com mochila vermelha

Entrega de Kits Escolares

Materiais adequados são fundamentais para que o aluno tenha condições favoráveis para o aprendizado e possa apresentar um bom desempenho escolar. A entrega de materiais escolares de apoio aos alunos tem como objetivo fornecer esses itens básicos para que os beneficiados possam realizar as atividades propostas pela escola de maneira apropriada.

Ao longo dos anos de atuação do Programa EDP nas Escolas, mais de 230.000 alunos já foram beneficiados com kits escolares!

entrega_de_kits

Capacitação dos Professores

Ser professor é também estar em aprendizado constante. Estar pronto para tratar de temas da atualidade e utilizar novas técnicas de ensino é de extrema importância para o engajamento dos alunos e de toda a comunidade escolar. As ações de capacitação dos professores beneficiados pelo Programa EDP nas Escolas visam garantir uma educação de qualidade e são estruturados seguindo as bases da BNCC.

 

capacitacao_professores
Temas relevantes

Mudanças Climáticas, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Competências Socioemocionais são alguns dos temas que já pautaram nossas capacitações!

Incentivo à Leitura

Incentivar a leitura e conscientizar os alunos sobre temas relevantes e transversais ao plano pedagógico, a fim de promover reflexões e transformá-las em ação: cultural, social ou ambiental.

A ação promove a entrega de um livro sobre o tema central do Programa para cada aluno participante do EDP nas Escolas. Em 2021, os livros entregues aos alunos e professores foram:  “Guardião da Cidade”, de Francine Machado e “E se o ar acabar”, de Bia Monteiro.

alunos na escola com livro ilustrativo

Concurso Arte com Energia

A arte tem um poder de transformação e engajamento, especialmente quando o artista traz através de suas obras, reflexões sobre temas cotidianos e importantes de realidades distintas. Os concursos promovidos pelo Programa EDP nas Escolas buscam potencializar as ações de ensino e aprendizagem por meio do envolvimento dos estudantes como atores do processo e não apenas como espectadores, apostando na arte como ferramenta de impacto.

 

alunas com varios livros nas maõs

Realidade Virtual nas Escolas

Resultados de estudos mostram que o uso de Realidade Virtual para ensino de conteúdos curriculares têm impacto positivo na motivação, percepção de auto eficácia e desempenho acadêmico dos alunos.

Estudantes e professores participam de uma experiência de realidade virtual e aumentada para compreender a temática “acidificação dos oceanos”. Uma parceria com a Universidade de Stanford.

realidade_virtual

Apoio na retomada contra a pandemia

Em 2020, visando apoiar a volta às aulas, o programa entregou às escolas dispensers com álcool em gel, termômetros infravermelho e máscaras para alunos e professores. Além de realizar webinares sobre temas relevantes para o momento vivido: saúde mental, ensino híbrido e retomada às aulas.

retomada_escola

O Concurso

Em 2022, o Concurso Arte com Energia contou com a participação de mais de 7 mil alunos, de 37 escolas públicas, localizadas em 11 estados brasileiros, que, por meio de intervenções artísticas, trouxeram temas pertinentes a perspectiva socioambiental dos oceanos, lagos, rios e a vida marinha.

O projeto, que levou o nome “Minha vida com Oceanos”, teve 31 obras vencedoras, produzidas por alunos e dirigidas por seus professores. Clique abaixo e conheça as obras premiadas via comitê avaliador.
 

 

concurso_escolas_2022

O que é a Mudança Climática

As mudanças climáticas são alterações no clima da Terra que ocorrem por um período, causadas por origem natural ou por meio da ação do ser humano. Atualmente, essas transformações têm ocorrido de forma ainda mais intensa em razão da ação do homem, representam uma grande ameaça à biodiversidade e são um dos principais problemas ambientais do século XXI.

A EDP entende que a preocupação com as mudanças climáticas e suas consequências é coletiva e, por isso, tem atuado como agente de mudança em todos os setores onde atua. No Instituto EDP, o tema foi foco da edição 2021 do EDP nas Escolas e teve como objetivo engajar escolas, alunos e professores a refletirem sobre suas atitudes e contextos locais.

Adolescente e menina na grama experimentando e desenhando soluções de energia sustentável

Detalhamento Mudanças Climáticas

O efeito estufa e a sua importância

A nossa atmosfera contém uma camada de gases que permite que parte do calor que chega do sol seja absorvida e mantida em nosso planeta. Esse fenômeno é chamado de efeito estufa e é primordial para a manutenção da vida na terra.  

Quais são atividades humanas que intensificam o efeito estufa

Contudo, desde o período da revolução industrial (por volta de 1850) começamos a utilizar massivamente combustíveis de origem fóssil e, em consequência, bilhões de toneladas de Gases de Efeito Estufa tem sido lançados todos os anos em nosso meio ambiente. Com os gases sendo absorvidos principalmente pela atmosfera, estamos aumentando a concentração de gases nela e potencializando o efeito estufa e consequentemente elevando os níveis de temperatura média do planeta.  
rio de agua cristalina com mata verde

O quanto o planeta já aqueceu

Segundo o último relatório do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), lançado em agosto de 2021, as atividades humanas são a principal razão da temperatura média do planeta já ter aumentado 1,1ºC em relação ao período pré industrial. Segundo o Pacto Climático de Glasgow (COP 26) e o IPCC, o limite seguro para evitar catástrofes sistêmicas é de 1,5ºC. Ou seja, estamos correndo contra o tempo para atingir a neutralidade de nossas emissões.  

Impactos da Mudança do clima:

  • O aumento de temperatura é consequência direta do aquecimento global com a elevação nos níveis de concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Este fator provoca um desequilíbrio nos ciclos naturais da terra (ex. ciclo da água) e gera diversos impactos “cascateados”.

  • Outro efeito das alterações no clima é a desertificação, processo que provoca a alteração das áreas plantadas e as tornam inférteis. Estima-se que cerca de 135 milhões de pessoas estão sob o risco de perder suas terras por conta da desertificação.

  • Em relação ao nível do mar, a estimativa é de que ele possa sofrer aumentos de, em média, 18 a 59 centímetros até o final do século XXI, o que implicaria no desaparecimento de ilhas e cidades costeiras, além de causar enchentes e erosão. Uma elevação de 50 centímetros do oceano Atlântico pode, por exemplo, consumir 100 metros em algumas praias no Norte e Nordeste do Brasil. 

  • Mais um efeito das mudanças climáticas está relacionada às alterações no regime das chuvas, onde áreas áridas poderão se tornar ainda mais secas. Na Amazônia, as chuvas podem diminuir em 20% até o final deste século. Além disso, essas transformações no Brasil podem provocar o avanço da água salgada nas áreas de foz (local de deságue de um rio) e a escassez de água potável em regiões que já possuem problemas de abastecimento.
  • Além dos citados, os efeitos das Mudanças Climáticas podem ocasionar o aumento de eventos extremos (como ciclone e tempestades), secas crônicas, mudança do padrão de ventos e intensificação dos efeitos naturais (El Niño e La Niña).

 

 

Ações Práticas:

Ações simples no nosso dia a dia também podem contribuir para reduzir os efeitos das mudanças climáticas, entre elas economizar água, não jogar lixo na rua, diminuir o consumo de energia elétrica em tempos de seca e fazer a separação do lixo e de materiais recicláveis.

  • Mudança de comportamento: reduzir os padrões de consumo e focar em atitudes mais conscientes podem ajudar, sensivelmente, a reduzir níveis de poluição, uso de recursos naturais, contribuindo assim, para o meio ambiente. 
  • Manter bem informado sobre a Mudança do Clima e o impacto dela: acompanhar as notícias e discussões sobre o tema das mudanças climáticas e como as cidades têm preparado planos de adaptação para lidar com os impactos também pode contribuir para tomadas de decisões diárias e a longo prazo.
  • Exigir dos nossos representantes: pressionar tomadores de decisão e entidades governamentais sobre metas de diminuição das emissões dos gases de efeito estufa (GEE), como a opção pelo uso de fontes de energia sustentáveis, como a solar e eólica.
  • Usar os recursos naturais de forma consciente: reduza o consumo de água e energia. Para isso, você pode reutilizar a água da máquina de lavar, armazenar a água da chuva, diminuir o tempo de banho, repensar o uso de ar condicionado e acumular roupas para usar o ferro de passar de uma única vez .

Além disso, não jogue lixo nos rios, lagos e mares. Outra prática recomendada é não pescar em épocas de reprodução dos peixes. 

  • Preserve as árvores: preserve as árvores e não realize podas ilegais. Colocar fogo em propriedades, por exemplo, pode atingir matas e áreas preservadas. 
  • Cuide dos animais: não compre animais silvestres sem registro do IBAMA. Ao comprar animais ilegais, você está colaborando para o tráfico de animais, um problema mundial que afeta a biodiversidade de uma região, podendo até levar espécies à extinção.
  • Repense seu consumo e seu lixo: os três R 's, que conhecemos, são super importantes: reduzir, reciclar e reutilizar. Nunca jogue lixo no chão, separe o lixo reciclável e reaproveite tudo que for possível. Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para guardar alguns objetos. Roupas que você não utiliza mas também podem ser doadas.