Filme ‘Fragmentos de Paixão’ chega ao canal +Globosat

Tuesday 26, August 2014

Finalista em diversos festivais de cinema, produção patrocinada pela EDP Bandeirante será exibida pela primeira vez na televisão

O primeiro filme sobre raios feito no Brasil, país campeão mundial em número de ocorrências, cerca de 50 milhões de descargas atmosféricas atingem o território nacional todos os anos, estreia no canal +Globosat no dia 30 de agosto. “Fragmentos de Paixão” conta com patrocínio da EDP Bandeirante, empresa do Grupo EDP - Energias de Portugal, com apoio do Instituto EDP, e realização do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

A produção, dirigida por Iara Cardoso, e baseado nas pesquisas de Osmar Pinto Junior, busca entender como o fenômeno pode afetar vidas de formas tão diferentes ao mostrar seis histórias diretamente relacionadas ao tema. 

O filme ainda aborda os investimentos que o setor elétrico está realizando em tecnologias de monitoramento da rede de energia para minimizar danos causados pelas descargas atmosféricas. Caso da EDP, que em parceria com o INPE criou, em 2009, o Clima Grid. A ferramenta possibilita a avaliação dos impactos climáticos sobre a rede elétrica com previsão e histórico das variáveis meteorológicas que, associados à pesquisa científica avançada e ao conhecimento do negócio de energia, visa à redução dos riscos inerentes às mudanças climáticas, o aprimoramento dos serviços prestados e uma maior eficiência na utilização dos recursos operacionais da empresa.

No dia 30 deste mês, o filme irá ao ar às 18 horas, e contará com reprises previstas para os dias 28 de setembro, às 22h, e 6 de dezembro, às 18h, também no +Globosat. 

Em cartaz nos cinemas no final de 2013, a película apresenta o assunto sob uma perspectiva histórica, cultural e científica, em um novo formato de divulgação audiovisual que aproxima a ciência do grande público. 

FRAGMENTOS DE PAIXÃO – FICHA TÉCNICA 

Apresentação: Osmar Pinto Junior 
Direção: Iara Cardoso 
Produção: Storm Comunicação 
Roteiro: Iara Cardoso 
Pesquisa histórica: Osmar Pinto Junior 
Fotografia: Fábio Dourado Dantas 
Efeitos especiais: Julio César dos Santos Dias e Leonardo Reis 
Montagem: Bruno Maia Cerqueira 
Trilha sonora: Cinematic Orchestra, Keith Kenniff e Tony Anderson 
Duração: 70 min 
Ano: 2013 
País: Brasil 
Gênero: Filme documentário 
Cor: Colorido 
Classificação: Livre