EDP orienta sobre cuidados com a rede elétrica durante IX Semana Nacional Segurança com Energia Elétrica

Tuesday 12, August 2014

Iniciativa realizada pela Abradee, Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, acontece entre os dias 11 e 17 de agosto

Entre os dias 11 e 17 de agosto, a EDP, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, participa da IX Semana Nacional Segurança com Energia Elétrica realizada pela Abradee – Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica.

Segurança é um tema prioritário para a EDP e, por isso, a empresa apoia a iniciativa da Abradee, que focará neste ano nos cuidados que o consumidor deve ter ao soltar pipa, podar árvores, instalar antenas de TV, bem como os riscos do furto de energia, entre outros.
 
A EDP realiza constantemente campanhas de conscientização sobre o uso seguro da energia elétrica e, durante a semana de segurança, reforçará ainda mais as orientações sobre esse e outros temas relevantes para a população. Entre as ações da EDP estão anúncios em rádio e internet, publicações nas mídias sociais e nas faturas de conta de luz, bem como a instalação de um mural digital com orientações sobre os cuidados com a rede elétrica nas agências da EDP em São Paulo e no Espírito Santo.

Confira algumas dicas da EDP para evitar acidentes com a rede elétrica:

Pipas

Para que a brincadeira ocorra de forma segura e não prejudique a rede elétrica é importante seguir algumas orientações:
Escolha um local descampado e longe da fiação elétrica;
Alguns materiais utilizados na confecção da pipa podem ser condutores de energia e aumentam o perigo em caso de contato com a rede elétrica. Rabiolas feitas de fita VHS ou cassetes são alguns exemplos;
O uso de cerol (pó de vidro com cola), além de ser um risco para motociclistas e pedestres, oferece perigo no contato com a rede de energia porque corta a camada de borracha que reveste os fios de alumínio ou cobre, o que permite a transferência de corrente elétrica e, consequentemente, pode provocar um curto-circuito;
Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves acidentes. O “lança-gato” (pedra presa a uma linha) ou qualquer outro objeto não devem ser lançados sobre a rede;
Empinar pipas em locais como lajes e muros deve ser evitado. A proximidade com a rede elétrica aumenta a possibilidade de acidentes;
É expressamente proibido invadir as Estações Transformadoras de Distribuição (ETDs) para recuperar as pipas. As ETDs são energizadas e somente pessoas autorizadas podem entrar nesses locais.

Balões 

Além de crime, a prática de soltar balões coloca em risco a vida não apenas das pessoas envolvidas na atividade, mas da população em geral, uma vez que, ao tocar a rede elétrica, os objetos podem causar incêndios e curtos-circuitos. 

Furtos de energia

As ligações clandestinas, popularmente conhecidas como “gatos”, também são ilegais e oferecem riscos tanto aos infratores quanto para toda a vizinhança, podendo provocar danos às instalações elétricas, acidentes e até incêndios. A fim de prevenir tantos perigos, a EDP trabalha continuamente para minimizar as ligações irregulares e chama a atenção da população acerca dos riscos dessas ações por meio do programa Boa Energia na Comunidade. Desde o início do projeto, a empresa já realizou aproximadamente 80 mil regularizações de residências e pequenos comércios na área de concessão da distribuidora em São Paulo.

A EDP reforça que somente profissionais especializados podem fazer serviços na rede elétrica, já que estão preparados para esse tipo de trabalho e possuem a técnica necessária e os equipamentos apropriados para evitar acidentes. 

Em caso de qualquer anomalia na rede elétrica, a EDP orienta seus consumidores a entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, que funciona 24 horas com ligação gratuita. Para os clientes atendidos pela EDP Bandeirante em São Paulo o telefone é o 0800 721 0123, já os clientes da EDP Escelsa no Espírito Santo podem entrar em contato através do 0800 721 0707.