EDP firma 1º Convênio de Biodiversidade com município da área de concessão

Tuesday 26, August 2014

Acordo realizado entre distribuidora e Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida visa fortalecer a preservação ambiental na cidade

A EDP, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, e a Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida (SP) anunciam a celebração de parceria por meio do Convênio de Biodiversidade. O acordo tem como foco a preservação ambiental do município paulista a partir da otimização dos processos de execução de poda da arborização urbana e rural em áreas abrangidas pelas redes de distribuição de energia elétrica da EDP.

A arborização inadequada constitui hoje um dos principais fatores que causam interrupção no fornecimento de energia em decorrência da interferência da vegetação em redes de distribuição. Diante disso, a EDP e a Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida desenvolveram as diretrizes do projeto de conservação da biodiversidade e de adequação da arborização urbana, de modo que proporcionem uma convivência mais harmoniosa com as redes de distribuição de energia elétrica, bem como maior conforto e qualidade de vida à população da cidade.

Ações previstas

Com vigência de quatro anos, a contar da data de assinatura, com possibilidade de ser prorrogado, o convênio prevê ações como:

 
Elaboração de um cronograma quinzenal do trabalho de podas na cidade realizado pela EDP, com o objetivo da recolha dos resíduos pela Prefeitura, garantindo a destinação sustentável dos detritos;
Revitalização pela EDP da estrutura do viveiro de mudas municipal localizado na rua Rotary, s/nº, no bairro São Geraldo;
Doação pela EDP de equipamento para trituração, buscando otimizar a realização de compostagem de resíduos na cidade. 

“Trata-se de um convênio que fortalece os compromissos da EDP em assumir  responsabilidades socioambientais que resultam da atuação da distribuidora”, explica Michel Itkes, diretor da EDP Distribuição São Paulo.

“Vale lembrar que a adequada arborização urbana contribui para a redução das ilhas de calor em áreas densamente habitadas, impactando de forma positiva e direta para o aumento da infiltração de água no solo e da umidade do ar e agindo na absorção acústica de ruídos como resultante do tráfego de veículos”, ressalta Itkes.

Desenvolvimento sustentável

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Aparecida, Marcelo Marcondes Pinto, o convênio fortalecerá os trabalhos de desenvolvimento sustentável da cidade. 

“Desde quando assumimos o compromisso de gestão ambiental do município temos atuado com o fortalecimento de projetos de conscientização, reforçando a sensibilização popular e estabelecendo parcerias. Neste último quesito, temos a grata satisfação de alinharmos com o Grupo EDP o Convênio de Biodiversidade, que certamente viabilizará a melhoria dos serviços oferecidos pela prefeitura municipal de Aparecida e pela EDP”, afirma o secretário.

“Poderemos potencializar os trabalhos do viveiro municipal e, por meio da parceria com a EDP, reforçaremos a nossa atuação no Plano de Arborização, que terá inicio em breve”, acrescenta.

No trabalho da EDP com foco no meio ambiente tem gerado bons frutos. Em abril, a empresa conquistou a manutenção do certificado ISO 14001. Reconhecida internacionalmente, a certificação define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com a finalidade de criar equilíbrio entre a sustentabilidade do negócio e a redução do impacto ambiental, com o comprometimento de toda a organização.

EDP em Aparecida

Em 2011, a EDP lançou o projeto InovCity com o escopo de transformar Aparecida no primeiro município dotado de energia inteligente no Estado de São Paulo. A iniciativa abarca a implementação de um conjunto de tecnologias que permitirá maior eficiência e qualidade na prestação de serviços aos clientes, como medição inteligente, iluminação pública eficiente, microgeração com fontes renováveis de energia, mobilidade elétrica e ações de eficiência energética.

A substituição de mais de 13.500 medidores comuns por medidores inteligentes está 99% concluída. Para tornar o sistema de iluminação pública mais eficiente, foram instaladas 206 luminárias com teconogia LED nas principais vias da cidade, que viabilizam a redução de até 50% no consumo de energia.
Como parte das ações de incentivo à mobilidade elétrica do projeto, a EDP também entregou cinco scooters e duas bicicletas elétricas para a Arquidiocese de Aparecida e Santuário Nacional, além de 12 scooters elétricas para a prefeitura do município, bem como instalou cinco postos de carregamento na cidade.