Alunos de escolas públicas de Vitória produzem curta-metragem sobre a vida de Machado de Assis

Friday 08, August 2014

Estudantes participam, entre os dias 11 e 15 de agosto, de oficinas realizadas pelo Projeto Animação, iniciativa patrocinada pela EDP

Um dos mais importantes escritores brasileiros, Machado de Assis (1839-1908) é a inspiração para o novo filme do Projeto Animação. A iniciativa, patrocinada pela distribuidora de energia elétrica da EDP no Espírito Santo, com apoio do Instituto EDP, é realizada pelo Núcleo Animazul do Instituto Marlin Azul e utiliza o cinema de animação como instrumento de aprendizagem, desenvolvimento social e inclusão audiovisual de estudantes capixabas do ensino fundamental.

O roteiro, desenhos e direção do curta-metragem estão a cargo dos alunos do 6º ao 9º ano das escolas da rede pública de Vitória. Entre os dias 11 e 15 de agosto, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Vicente de Paulo, no centro da cidade, começam a desenhar as cenas do filme.

Com a orientação dos animadores Rosaria e Marcelo Perin e a monitoria dos animadores do Núcleo Animazul, os estudantes experimentarão técnicas como desenho em papel, animação em massinha, recorte e pixilation (técnica de animar pessoas por meio do uso da fotografia digital) para dar prosseguimento à criação das cenas do filme.

Além de articular o audiovisual com a música, a história e a literatura, o projeto abre novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para alunos da rede pública com base em atividades de criação coletiva que estimulam a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, contribuindo para a redução da violência e promovendo a cultura de paz.

Sobre as oficinas

A primeira oficina da edição 2014 do Projeto Animação foi realizada de 24 a 28 de março, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Vicente de Paulo, no Centro de Vitória. Na ocasião, os alunos escolheram o tema do curta-metragem e elaboraram o roteiro de forma coletiva, com a orientação da cineasta, diretora e montadora Luelane Corrêa, formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense.

A partir da orientação do roteiro, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitscheck de Oliveira, no bairro Maria Ortiz, de 31 de março a 4 de abril, e os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Áureo Monjardim, em Fradinhos, de 7 a 11 de abril, desenharam as primeiras cenas da animação.

Depois o projeto seguiu para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Neusa Nunes Gonçalves, em Nova Palestina, na Região da Grande São Pedro, onde os alunos deram continuidade ao ciclo de oficinas contribuindo com desenhos para o filme.

Sobre o projeto

Criado em 2001, o Projeto Animação tem por objetivo desenvolver as formas de expressão, democratizando o acesso aos bens culturais pela população infanto-juvenil local. A cada edição, um filme de curta-metragem é produzido por novas turmas de alunos, possibilitando a inclusão e o desenvolvimento do saber audiovisual para turmas de crianças e adolescentes.

Depois do lançamento, em cada edição, as obras seguem um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. Os filmes também são distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, cineclubes e pontos de cultura.

SERVIÇO:
Oficina sobre a Linguagem e as Técnicas de Animação
5ª Oficina 
 
Data: de 11 a 15 de agosto – 13h30 às 17h 
Local: EMEF São Vicente de Paulo (Centro – Vitória/ES)