Árvore vista de baixo em meio a estruturas de um prédio

EDP e Eco55 concluem Prova de Conceito para mensuração de processos de descarbonização

Thursday 21, March 2024
Renewable Energy

Iniciativa desenvolveu uma plataforma para gestão de sustentabilidade, mensuração de emissões de gases de efeito estufa e avaliação de risco climático da cadeia de fornecedores

A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, e a startup capixaba ECO55 concluíram os estudos de Prova de Conceito (POC, de Proofs of Concept, em inglês) da solução desenvolvida para mensurar questões relacionadas à sustentabilidade na cadeia de fornecedores da companhia. A empresa havia anunciado em setembro de 2023, o investimento de R$ 298 mil em quatro startups capixabas – sendo a ECO55 uma delas - como parte de seu compromisso para impulsionar a inovação do Espírito Santo.

A solução da ECO55 tinha como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma que possibilite à EDP fazer a gestão da jornada de sustentabilidade e descarbonização das cadeias de suprimentos. A ferramenta permite a medição e reporte de emissões de carbono, educação ambiental para os times internos, aceleração da inovação e acesso a recursos para a transição energética. “A EDP está comprometida com a transição energética e tem o objetivo de ser 100% verde até 2030. Acreditamos que a inovação tem um papel fundamental nessa jornada de descarbonização, pois pode contribuir desenvolvendo soluções que atendam às necessidades e aos desafios da empresa”, reforça Rafaella Fatureto, gestora de Inovação da EDP Brasil.

Durante o processo de desenvolvimento da POC, a solução foi testada em formato de Diagnóstico de Exposição Climática, em um grupo de fornecedores-chave da EDP. Com adesão de 100%, provou ser segura e viável a inovação, além de gerar impacto já na fase de testes. Agora, a empresa deve avaliar a implantação da solução.

Com ele foi possível enxergarmos de uma ótica diferente à nossa posição quanto à exposição climática e sustentabilidade. Além disso, com um aprofundamento mais específico sobre o tema, este diagnóstico norteará futuras ações de nosso time, mais especificamente o comitê ESG interno”, disse Bruno Rodrigues, supervisor da Itaipu Transformadores, uma das empresas avaliadas na prova de conceito.

 

A POC foi executada em menos de 90 dias, e contou com etapas que vão desde a disponibilização de um curso introdutório sobre mudanças climáticas e suporte aos fornecedores que ainda não possuem inventário de emissões, até o processo de coleta de dados para a elaboração de diagnósticos coletivos e individuais que permitem, tanto à EDP quanto aos fornecedores, uma autoavaliação e busca por evolução em termos de maturidade de gestão climática.

“Através de um questionário estruturado nos padrões internacionais, analisamos mais de 240 pontos em todas as áreas da empresa. A partir daí, avaliamos as emissões de gases de efeito estufa, a sustentabilidade empresarial e a exposição climática de cada negócio na transição ao baixo carbono, para que as empresas possam ter as informações e ferramentas necessárias para uma trajetória sustentável e resiliente de seus negócios”, relata Guilherme Barbosa, CEO do ECO55.

 

Gestão Climática na EDP

A EDP possui metas de redução de emissões baseadas na ciência, assim como uma estratégia de gestão de mudanças climáticas, alinhadas aos objetivos estratégicos da companhia, e pretende evoluir ainda mais ao apoiar e influenciar os seus fornecedores em todos os passos necessários para a gestão de clima, que vão desde a elaboração do inventário de emissões até a construção de uma estratégia que conte com metas de redução de emissões baseadas em ações estruturadas. 

Sobre a EDP no Brasil

O grupo EDP atua em quatro regiões mundiais – América do Norte, Ásia Pacífico, Europa e América Latina - e está presente no Brasil há mais de 27 anos. Suas empresas, EDP Brasil e EDP Renováveis Brasil, possuem R$ 41 bilhões em ativos no país, caracterizando essa como a segunda maior operação do grupo. A empresa conta com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados no Brasil e atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, além de desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e hidrogênio verde. A EDP oferece ainda soluções de energia voltadas ao mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Em Distribuição atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP voltou a ser reconhecida como a empresa elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no índice de Igualdade de Género da Bloomberg. Em seus mercados de atuação na Europa e América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP conquistou o Top Employer 2024, além de ter sido eleita por quatro anos consecutivos a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico.