Instituto EDP leva iluminação pública sustentável para a Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos

Thursday 20, October 2022

Projeto desenvolvido pela OS Litro de Luz em parceria com o IEDP vai iluminar as ruas da favela a partir deste sábado

As ruas e vielas da Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, vão ganhar iluminação pública sustentável. Neste sábado (22) o Instituto EDP, em parceria com a organização social Litro de Luz e apoio da Gerando Falcões instalou 30 postes de energia solar na comunidade, para melhorar o cotidiano das famílias, promovendo o bem-estar, a segurança e a qualidade de vida dos mais de 500 moradores.

Esses postes de energia sustentável são feitos de tubos PVC, equipados com placa solar, bateria, lâmpada de LED e garrafa pet e serão montados por 50 voluntários e pelos moradores da comunidade. O Litro de Luz vem atuando na comunidade há cerca de dois meses para preparar as ruas que vão receber a iluminação. Atualmente moram na Favela dos Sonhos 190 famílias. A da diarista Joelma de Campos é uma delas. Mãe do adolescente Moisés, Joelma não esconde a felicidade ao saber que as ruas ficarão iluminadas. “Isso para nos muda muita coisa, muda o transporte, muda o chegar em casa, é uma felicidade.”

Após a instalação dos postes, o Litro de Luz também vai acompanhar posteriormente o projeto,  fazendo as manutenções necessárias e mensurando o impacto positivo na vida das pessoas da comunidade. “A maior expectativa é que nós consigamos levar a luz por meio das nossas soluções e principalmente por meio das nossas relações. Com certeza a união das nossas energias resultará em uma Favela dos Sonhos mais iluminada e engajada”, considerou o presidente do Litro de Luz, Rodrigo Eidy.

A Gerando Falcões desenvolve no território o Favela 3D, um projeto que promove transformação sistêmica nas favelas, com mudanças focadas na melhoria da qualidade de vida da população. “A mudança da Favela dos Sonhos vai além da estética. Realizamos o acompanhamento dos moradores e cocriamos com a própria população uma jornada com metas para que, juntos, possam evoluir gradativamente em relação à saúde, educação e primeira infância e outros tópicos que fazem parte da mandala do nosso modelo de autonomia das famílias. Dentre as ações no local, estão programas de educação de jovens e adultos, qualificação profissional, por meio de cursos profissionalizantes e parcerias com empresas de Ferraz e região para disponibilização de vagas para os moradores de acordo com uma trilha de capacitação que se conecta a demanda a ser preenchida”, comenta Nina Rentel, Diretora de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões. 


Energia para todos
A EDP, distribuidora da energia elétrica do Alto Tietê e Guarulhos, investiu R$126 mil neste projeto de iluminação pública através do Instituto EDP e também conseguiu junto à prefeitura de Ferraz de Vasconcelos autorização para regularizar a energia elétrica das casas da comunidade. Atualmente muitos já sentem os reflexos positivos de ter acesso à rede de energia segura. “Depois que a EDP entrou na favela a gente consegue tomar um banho quente, um banho digno, pela primeira vez”, conta Joelma. E esse prazer em tomar um banho quente, também é relatado pelo filho dela Moisés. “A felicidade de tomar um banho quente só termina quando mãe grita para sair do banho”, conta sorrindo o adolescente.
 

A instalação de iluminação pública sustentável é o terceiro projeto do Instituto EDP em parceria com o Litro de Luz. Na cidade de São Sebastião, Litoral Norte Paulista foram instalados 30 postes nas comunidades Vila Sahy, Baleia Verde e Lobo Guará. Já no Estado do Espírito Santos, na cidade de Vila Velha, as ruas da comunidade Jabaeté receberam 60 postes.



Sobre a EDP no Brasil

Presente há mais de 25 anos no País, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão, Distribuição, Trading e Soluções de Energia voltadas ao mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2022, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 16 anos.

Sobre o Litro de Luz Brasil

A organização iniciou as operações no Brasil em 2014 e já impactou mais de 23 mil pessoas diretamente com o apoio constante de 200 voluntários. Presente nas 5 regiões brasileiras, o Litro de Luz Brasil leva iluminação solar a comunidades sem acesso à energia ou sem luz nas ruas por meio de postes, lampiões e soluções solares compostas por materiais simples como garrafa PET e canos PVC, além de placa solar, bateria e LED. O Litro de Luz Brasil é um dos mais de 15 capítulos do movimento global Liter of Light, nascido nas Filipinas em 2011 inspirado na solução criada em 2001 pelo mecânico brasileiro Alfredo Moser, a “Lâmpada de Moser”: garrafa pet no telhado abastecida com água e alvejante, que por meio da refração proporcionava uma iluminação equivalente a uma lâmpada de 60 watts.

Sobre a Gerando Falcões
A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades, como o Favela 3D.