Voltbras recebe investimento de R$ 3 milhões

Friday 18, March 2022

Startup possui plataforma de gerenciamento e pagamento de recarga para veículos elétricos. Rodada teve participação da EDP Ventures Brasil, PERSEO e DOMO Invest

A startup brasileira Voltbras, que oferece soluções de gerenciamento e pagamento de recarga para carros elétricos, recebeu um investimento de R$ 3 milhões em uma rodada com presença da EDP Ventures Brasil, veículo de investimento de capital de risco da EDP, do PERSEO, programa internacional de startups da Iberdrola - empresa controladora do Grupo Neoenergia - e DOMO Invest, uma das principais gestoras de Venture Capital no Brasil. O aporte será utilizado para desenvolvimentos com foco na experiência do usuário, motoristas de veículos elétricos, integração de diferentes redes de recarga e rentabilidade para os gestores dos eletropostos, visto que na maioria deles, no País, o serviço ainda é gratuito por falta de ferramentas adequadas.

Primeira empresa no Brasil a oferecer uma solução completa de gestão de postos de veículos elétricos, a Voltbras iniciou suas atividades em 2019, quando recebeu o primeiro investimento da EDP Ventures. Por meio desse aporte, foi desenvolvida, em parceria com a EDP, uma solução 100% White Label, adaptável às demandas de grandes empresas, que se tornou a principal tecnologia de mobilidade elétrica no País para o mercado. 

 A startup oferece uma plataforma de gestão do eletropostos, usada hoje pelos players mais importantes do Brasil, e um aplicativo para os motoristas que possibilita o planejamento das recargas, permitindo a visualização da rede; o acompanhamento do histórico de recargas; e a realização do desbloqueio, via celular, dos equipamentos para uso, viabilizando a operação das redes e a utilização dos pontos pelos veículos.

A partir disso, a startup ganhou relevância no segmento da mobilidade elétrica e passou a contar com outras parcerias em seu portfólio, que incluem desde empresas de energia, montadoras, frotas de veículos elétricos e postos de combustíveis

Com a infraestrutura de recarga sendo hoje uma das principais barreiras para a adoção de veículos elétricos, o trabalho da empresa visa atender os principais Players do mercado que estão criando a malha necessária para impulsionar o crescimento da mobilidade elétrica no país, atendendo desde já as demandas dos motoristas e desenvolvendo um serviço focado em melhorias na experiência de recarga dos veículos.

"Receber investimento de duas empresas de peso, com know-how europeu, onde a mobilidade elétrica está super avançada, nos torna ainda mais preparados para impulsionar o mercado aqui. Já a Domo tem excelentes resultados de crescimento de startups que certamente nos levarão a outro patamar enquanto empresa. Acredito que nosso grande desafio será integrar as grandes redes de recarga, para que as pessoas possam se deslocar no Brasil, com dimensões continentais, de maneira fluida e com previsibilidade. Tornar os eletropostos rentáveis é outro compromisso nosso, visto que é ingrediente chave para a eletrificação da frota nacional. Queremos escrever o futuro da mobilidade elétrica no país.”, destaca Bernardo Duriex, CEO da Voltbras.

 

Investidores

“Para nós, voltar a investir na Voltbras demonstra que a aposta na solução desenvolvida pela startup foi acertada. Iniciamos o relacionamento como investidores e parceiros no desenvolvimento da plataforma e, dois anos depois, percebemos a maturidade do negócio e possibilidade de crescimento em meio a um segmento tão promissor quanto a mobilidade elétrica”, afirma Rosario Cannata, gestor de investimentos da EDP Ventures.

 Estamos orgulhosos em ver que o que desenvolvemos atraiu o interesse de dois investidores relevantes do mercado, como Domo e Perseo.”

 

Franco Pontillo, gestor do Fundo Anjo e sócio na DOMO Invest, destaca o potencial da startup no mercado em que está inserida. “Investir na Voltbras é investir no futuro. A mobilidade urbana caminha para um cenário cada vez mais sustentável e a startup tem um propósito bastante alinhado com o que vislumbramos para esse setor. Entendemos que a startup precisava de um impulso para se consolidar como um dos principais players nos próximos anos”.

Óscar Cantalejo, gestor da Iberdrola Ventures - PERSEO, enfatiza o potencial e o talento do ecossistema empreendedor no Brasil. “A Voltbras representa o primeiro investimento do nosso programa em um país com grandes oportunidades para empreendedores, chave para nosso crescimento”.

Mobilidade elétrica e eletropostos

O mercado de automóveis e comerciais leves eletrificados no Brasil apresentou, em 2021, o melhor resultado da série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), com o recorde absoluto de 34.990 unidades vendidas. Os números superaram todas as previsões da ABVE e representam um aumento de 77% sobre os 19.745 emplacamentos de 2020 e de 195% sobre os 11.858 de 2019.

De acordo com outro levantamento divulgado pela ABVE, o total de estações de recarga públicas e semipúblicas no Brasil saltou de cerca de 500 pontos em março de 2021 para 754 em julho, sendo que 735 deles estão em operação.

___________________

 

Sobre a EDP Ventures Brasil


Criada em setembro de 2018, a EDP Ventures Brasil é o primeiro veículo de investimento do setor elétrico brasileiro, com recursos a serem destinados a startups que atuam em seis verticais: energia renovável, redes inteligentes, armazenamento de energia, inovação digital (blockchain, IoT, big data, realidade virtual), soluções com foco no cliente. Interessados podem acessar o site www.edpventures.vc para obter mais informações. Além da Delfos, já receberam investimentos no Brasil as startups Colab, Dom Rock, Fractal Engenharia, Clarke Energia, Time Energy, Voltbras e a Blue Sol. Desde 2008, os veículos de Venture Capital do Grupo EDP já aplicaram globalmente mais de 40 milhões de euros em 35 startups, que, juntas, empregam mais de 1.500 colaboradores e têm mais de 100 milhões de euros de receita por ano.

 

Sobre a DOMO Invest

Fundada há cinco anos, a DOMO Invest é uma das principais Gestoras de Venture Capital no País. Surgiu a partir da aliança entre empreendedores bem-sucedidos e executivos com vasta experiência em M&A, Mercado de Capitais e estruturação de fundos, para contribuir com a profissionalização desse mercado no Brasil. Além de seu fundo DOMO Ventures, concentrado em startups B2C early stage de base tecnológica, a Gestora também é responsável pela gestão do FUNDO ANJO, focado em empresas na fase anjo e do fundo DOMO Enterprise, focado em startups B2B early stage, que geram soluções para grandes corporações. Os sócios da DOMO Invest somam participações em mais de 150 investimentos e transações de M&A ao longo dos últimos 10 anos em negócios tecnológicos e contam com credenciais complementares. Além disso, têm um forte alinhamento de longo prazo, o que viabiliza o acompanhamento perene das startups do portfólio com intuito de desenvolvê-las da forma mais rentável possível.

Sobre o PERSEO

O Programa Internacional de Startups Iberdrola – PERSEO, visa facilitar o acesso do grupo às tecnologias do futuro e fomentar a criação e o desenvolvimento de um ecossistema global e dinâmico de empresas tecnológicas e empreendedores do setor elétrico. Para isso, possui 85 milhões de euros destinados a investir em startups e outros 40 milhões destinados a lançar, por meio da sua unidade Perseo Venture Builder – empresas industriais inovadoras que atuem em novas áreas de eletrificação e em setores de difícil descarbonização. Desde a sua criação em 2008, o PERSEO já investiu 70 milhões de euros em startups que desenvolvem tecnologias e modelos de negócio inovadores, com foco naquelas que melhoram a sustentabilidade do setor energético através de uma maior eletrificação e descarbonização da economia. O programa tem focado suas ações na análise de oportunidades de negócios e colaboração tecnológica com startups e empresas emergentes no mundo, analisando 300 empresas por ano e criando um ecossistema de quase 3.000 empresas empreendedoras. Atualmente, este veículo de investimento mantém uma carteira de dez empresas.