EDP leva iniciativa de incentivo ao surfe feminino para São Sebastião

Wednesday 09, March 2022

Projeto Águas de Gaia será realizado na Praia de Juquehy, de 12 a 31de março, promovendo inclusão social, saúde integral e conscientização ambiental

A EDP, distribuidora de energia do Litoral Norte, traz neste mês a São Sebastião um projeto que estimula a prática do surfe por mulheres. Trata-se do Águas de Gaia, que chega à Praia de Juquehy para oferecer gratuitamente vivências do esporte e práticas corporais a mulheres da comunidade local. Realizada pelo Instituto Incentivar, a iniciativa tem patrocínio da EDP e apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do município.

 O Águas de Gaia é baseado nos pilares de inclusão social, saúde integral e conscientização ambiental, e tem como proposta levar lazer, saúde e cultura oceânica de mulher para mulher. A partir de um método próprio, que funde ioga e outros saberes ancestrais, busca conectar as mulheres entre si e com o oceano, proporcionando uma experiência transformadora.

“Nosso apoio ao projeto Águas de Gaia busca ampliar a participação das mulheres no surfe e proporcionar conscientização ambiental por meio do esporte. Além disso, as vivências proporcionarão às mulheres experiências importantes para seguirem em suas jornadas como cidadãs”, afirma Dominic Schmal, diretor de Sustentabilidade da EDP.

As vivências serão realizadas na entrada 16 da Praia de Juquehy, de 12 a 31 de março, no período da manhã ou à tarde, conforme o clima e condições do mar, mediante inscrições prévias. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelas redes sociais oficiais do projeto:  @aguas.de.gaia, no Instagram. Além da prática esportiva, o projeto oferece refeições e cuidadoras para que mulheres com filhos possam participar.

No domingo (13), a EDP também realiza em uma ação de limpeza de praia em parceria com a organização social Desengarrafando Mentes, que promove a educação ambiental de crianças e adolescentes no litoral norte de São Paulo. Por meio de ações de coleta de lixo das praias e de oficinas de fabricação de pranchas de surfe a partir de garrafas pet, 4,8 toneladas de resíduos já foram retiradas da natureza e mais de 10.000 garrafas plásticas foram reutilizadas. Na ocasião, as participantes do Águas de Gaia utilizarão as pranchas de garrafas Pet recicladas em suas práticas.

Em maio de 2021, a EDP anunciou, em nível global, um novo posicionamento que reflete sua missão de liderar a transição energética estimulando o uso de energias limpas para combater as Mudanças Climáticas. A Companhia adotou a assinatura “Changing Tomorrow Now” – “Mudando hoje o amanhã”, que reforça seu compromisso com a descarbonização do planeta, através do investimento em fontes renováveis, redes inteligentes e soluções sustentáveis, além de um apoio contínuo à sociedade. “Para materializar este posicionamento, a EDP vem se aliando a iniciativas esportivas, artísticas e de inclusão social aludem à energia do vento, do sol e da água, como é o caso dos projetos associados ao surfe, como o Águas de Gaia”.

 

Sobre o IEDP

Desde que foi fundado em 2009, o Instituto EDP já investiu mais de R$ 130 milhões em projetos socioculturais que beneficiaram mais de 3 milhões de pessoas, em aproximadamente 450 programas espalhados por todo o país. Somente em 2020, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram mais de 400 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.

Para saber mais sobre o Instituto EDP, acesse: www.institutoedp.org.br

 

Sobre o Águas de Gaia

Águas de Gaia é um projeto social que oferece aulas de surfe e stand-up paddle somadas a práticas corporais, sempre de mulheres para mulheres. As instrutoras são contratadas localmente e passam por uma capacitação na metodologia própria do Águas de Gaia, fomentando a geração de renda comunitária. Além das vivências gratuitas, o projeto garante para as mulheres atendidas o transporte, alimentação e acolhimento dos seus filhos na praia. O convite é para que elas tenham um momento de conexão consigo, com a natureza e realizem um sonho de aprender a surfar.

 

Sobre o Instituto Incentivar

O Instituto Incentivar Esporte e Cultura nasceu em 2013 por meio da união entre profissionais e entusiastas de diversos campos de atuação em esporte e cultura, com o intuito de somar forças e a experiência de cada um e cada uma no sentido de propor, incentivar e viabilizar projetos que impactem a nossa sociedade. Desde então, esteve envolvido com a realização dos projetos Virada Esportiva Inclusiva Campinas 2019, Manobra da Virada e Manobra do Bem (edições de 2017 e 2018, em parceria com a reconhecida ONG Social Skate). Este foi o ponto de partida na história do Instituto em iniciativas esportivas como cenário para a inclusão social.