CEO da EDP abordará inovação e futuro da energia na Rio Innovation Week

Monday 10, January 2022

O CEO da EDP no Brasil, João Marques da Cruz, palestrará sobre as tendências e modelos de negócios para o futuro da energia na Rio Innovation Week (http://rioinnovationweek.com.br/energy-hub/ ), mais completo encontro de inovação e tecnologia da América Latina. A apresentação acontecerá no próximo dia 14, no painel CEO Energy. Atuando em toda a cadeia de valor do setor elétrico, a EDP é referência em inovação, tendo criado, por exemplo, o primeiro veículo de corporate venture capital do segmento, a EDP Ventures Brasil.

 

Durante o evento, a Companhia também fará a moderação de dois painéis – um sobre Inovação e ESG e outro sobre Corporate Venture Capital – e realizará um workshop com startups. A EDP atua segundo o conceito de inovação aberta,pautado pela colaboração entre agentes internos e externos – como o ecossistema empreendedor de startups, parceiros de negócios, clientes, instituições acadêmicas e órgãos reguladores, entre outros, para desenvolver soluções concentradas em seis pilares: energias limpas, soluções para o cliente, redes inteligentes, inovação digital, armazenamento de energia e em processos internos. Em nível interno, a Companhia lançou em 2020 a jornada Somos Inovação, Somos Play, iniciativa que pretende capacitar 100% dos 3 mil colaboradores em cultura e pensamento inovadores e fomentará a criação de novos negócios a partir do intraempreendedorismo.

 

Em 2021, a EDP foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo como a companhia mais inovadora do setor elétrico brasileiro no prêmio Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, no qual ficou ainda com a 16ª posição no ranking geral. Além disso, também pelo segundo ano seguido, a EDP foi a considerada empresa do setor elétrico mais engajada com o ecossistema de Inovação no Brasil pela plataforma 100 Open Startups.

 

Sobre a EDP no Brasil

Presente há mais de 20 anos no País, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão, e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2021 foi eleita pelo segundo ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 16 anos.