Áreas de Inovação e Ventures da EDP fecham 2020 com seu melhor resultado
No ano passado, Companhia se conectou com 230 novas startups e realizou três investimentos por meio da EDP Ventures, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico
As áreas de Inovação e Ventures da EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, fecharam 2020 com seu melhor desempenho. Num ano difícil para empresas e empreendedores, a divisão passou por reformulações e se adaptou. Com isso, conseguiu atingir objetivos e superar metas, conquistando dois importantes reconhecimentos: foi considerada a empresa mais inovadora do setor elétrico, pelo prêmio Valor Inovação Brasil, e ranqueada entre as cinco empresas que mais investem em inovação aberta no País pela Top 100 Open Corps, ficando na primeira posição no setor de energia.
No ano passado, a EDP se conectou com 230 novas startups, quase que dobrando o volume de interações. Destas, 65 avançaram para sessões de mapeamento de oportunidades, o que resultou em 20 projetos para testes de novas soluções ou modelos de negócios. “São produtos e serviços que ajudam a EDP a alcançar seu objetivo de liderar a transição energética no Brasil, contribuindo para a descarbonização, descentralização e digitalização do setor”, afirma Andrea Salinas, diretora de Inovação e Ventures da EDP no Brasil.
O Starter Business Acceleration, programa mundial de aceleração de startups que oferecem soluções aplicáveis ao setor de energia, recebeu em 2020 o recorde de 820 candidaturas de 74 países, com o Brasil na liderança do número de inscrições: 127. Ao todo, 30 startups foram selecionadas para desenvolver negócios com a EDP e suas parceiras, sendo sete empresas brasileiras: Atlas Power, Energy Source, GreenAnt, IndustryCare, Plataforma Verde, Nuveo Technologies e eConciliador. No total, a EDP realizou 17 provas de conceito e pilotos em 2020, impactando 10 áreas de negócio da Companhia – oito foram provenientes do Starter Business Acceleration e nove do ecossistema de inovação da EDP.
EDP Ventures
Em 2020, a EDP Ventures Brasil, veículo de corporate venture capital da EDP no País, realizou aportes em três startups – Colab, Clarke Energia e Time Energy. Ao lado de outras quatro integrantes do portfólio da EDP Ventures, essas empresas já estão trabalhando em parceria com as unidades de negócio da EDP, trazendo eficiência, inovação e tecnologia de ponta e no desenvolvimento de produtos B2C, que passam a ganhar mais espaço na agenda de investimento. “A EDP também busca parcerias e startups para desenvolver novos modelos de negócios e serviços destinados ao consumidor final nas áreas de mobilidade elétrica, gestão de eficiência e serviços financeiros, por exemplo”, diz Andrea Salinas.
Além disso, para auxiliar os empreendedores e empresas, em parceria com a Endeavor, a EDP Ventures patrocinou o Mapa de Acesso ao Capital (MAC), um site interativo com informações sobre educação financeira, conceitos e as melhores práticas de captação de investimentos, além de uma lista de contatos com 23 bancos, 70 fintechs e 150 fundos de investimentos brasileiros.
Inovação de dentro para fora
A inovação interna também é um objetivo estratégico da área de Inovação da EDP. Para isso, a Companhia conta com o Innovation Day, dia em que todos os colaboradores apresentam as ideias inovadoras em que trabalharam ao longo ano. Em 2020, foram 221 projetos inscritos, um aumento de 18% em relação a 2019, sendo que 80 projetos já foram aprovados e implementados ao longo do ano.
Em 2020, o evento de premiação Go Innovation foi realizado 100% online e contou com três projetos vencedores: “Tesoura para Corte de Ramal à Distância”, uma ferramenta que permite maior produtividade e segurança na atividade de cortes de ramais da distribuição; “Real Wear”, solução que possibilita inspeções de segurança, fiscalização e suporte emergencial à distância através de realidade aumentada; e “Ônibus Elétrico de Pecém”. Este último criou o primeiro ônibus elétrico brasileiro carregado exclusivamente com energia solar. O projeto-piloto, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) ao custo de R$ 4,85 milhões, tem autonomia de 300 quilômetros e potência de 110 KW, o equivalente a cerca de 148 cavalos.
Sobre a EDP no Brasil
Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, além de atuar em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Foi eleita em 2020 a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em Governança e Sustentabilidade, estando há 15 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.
Siga a EDP em: Site | LinkedIn
Sobre a EDP Ventures
Criada em setembro de 2018, a EDP Ventures Brasil é o primeiro veículo de venture capital do setor elétrico brasileiro, com recursos a serem destinados a startups que atuam em seis verticais: energia renovável, redes inteligentes, armazenamento de energia, inovação digital (blockchain, IoT, big data, realidade virtual), soluções com foco no cliente e áreas transversais (legaltechs, fintechs, HRtechs). Interessados podem acessar o site www.edpventures.vc para obter mais informações. Já receberam investimentos no Brasil as startups Time Energy, Colab, Dom Rock, Delfos, Fractal Engenharia e Clarke Energia. Desde 2008, os veículos de Venture Capital do Grupo EDP já aplicaram globalmente 38 milhões de euros em 33 startups, que juntas empregam mais de 1.200 colaboradores e têm mais de 140 milhões de euros de receita por ano.