Michel Nunes Itkes
Ouvidor Geral

É bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá com especialização em Gestão de Energia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Planejamento de Produção de Sistema de Energia Elétrica pela Unicamp.
Cursou o MBA Executivo no IBMEC/SP e participou do Advanced Management Program no IESE Business School (Barcelona/São Paulo).
Iniciou a sua carreira como Engenheiro de Estudos de Carga e Potência na JP Eletric Engenharia.
Ingressou na CESP em 1994, chegando a função de Gerente de Planejamento da Operação e Comercialização.
Na EDP, ingressou em 1999 como Especialista. Atuou como Gerente de Compra de Energia da distribuidora EDP SP e, posteriormente, como Gerente de Planejamento Energético.
Em 2005, assumiu a Diretoria de Planejamento Energético da EDP Energias do Brasil, onde atuou até 2008.
Entre 2009 e 2010, foi Diretor de Estratégia Regulatória.
Em 2011, tornou-se Diretor Comercial da EDP SP e, em 2012, acumulou a mesma função na EDP ES.
Foi membro do Conselheiro Administrativo do Operador Nacional do Sistema – ONS entre 2009 e 2010, e Conselheiro Deliberativo da Enerprev no período de 2009 a 2013.
Em 2014, assumiu a Diretoria Geral da EDP SP.
Em 2015, tornou-se Vice-Presidente de Operações da Distribuição na EDP Energias do Brasil e Diretor Presidente das distribuidoras EDP SP e ES, das quais também foi vice-presidente nos respectivos Conselhos de Administração, até 2020.
Em 2017, assumiu também a Vice-Presidência do Instituto EDP Energias do Brasil.
Foi Membro do Conselho de Administração das empresas de Transmissão: EDP TRANSMISSÃO ALIANÇA SC S.A., EDP TRANSMISSÃO MA I S.A., EDP TRANSMISSÃO MA II S.A., EDP TRANSMISSÃO SP-MG S.A.; e da CELESC – CENTRAIS ELÉTRICAS DE SANTA CATARINA.
Missão
Em um mundo incerto a confiança é um ativo valioso, a missão do Ouvidor Geral da EDP, como figura imparcial, é fortalecer a confiança nas relações entre as empresas do Grupo EDP e os seus Clientes, assumindo as intermediações, baseadas em princípios de justiça, neutralidade, objetividade, aspectos legais e regulatórios.

Principais Atividades
- Receber e apreciar as reclamações apresentadas pelos Clientes, que já tenham apresentadas reclamações a alguma das empresas do Grupo EDP e a solução dada não foi satisfatória
- Estabelecer o diálogo com o Cliente que entende não ter sido atendido de maneira adequada em suas reclamações anteriores
- Mediar os conflitos existentes entre os Clientes e as empresas do Grupo EDP
- Propor a adoção de medidas que contribuam para a melhoria da qualidade do serviço e dos índices de satisfação dos Clientes
- Estabelecer contatos com interlocutores externos com vista à obtenção de informações e conhecimentos especializados que permitam as empresas do Grupo EDP a adoção de medidas que melhorem a Satisfação dos Clientes.
Quando Recorrer ao Ouvidor Geral?
Existem situações específicas nas quais o Ouvidor Geral do Grupo EDP pode ser acionado:
- Quando sua reclamação já foi tratada por uma das empresa do Grupo EDP relacionadas abaixo, mas a solução apresentada não foi satisfatória:
- Ouvidoria da Distribuidora EDP São Paulo
- Ouvidoria da Distribuidora EDP Espírito Santo
- EDP Comercializadora
- EDP Soluções em Energia
- No caso de reclamações referente às Distribuidoras de Energia, o cliente deverá estar de posse do número do protocolo da formalização do recurso realizado junto a uma das Ouvidorias das Distribuidoras de Energia
Entre em contato com as nossas ouvidorias:
Apresente o Seu Caso ao Ouvidor Geral
Preencha o formulário e apresente o seu caso. O Ouvidor Geral da EDP irá avaliar e apoiar na melhor resolução para o seu contato.
Clique Aqui