Projeto da EDP beneficia cerca de 5 mil alunos de Jacareí
Laboratório itinerante do projeto Boa Energia nas Escolas ficará alocado durante 11 dias na cidade
A partir de segunda-feira (10/11), escolas municipais de Jacareí vão visitar a unidade móvel do projeto Boa Energia nas Escolas. Desenvolvido pela EDP, o laboratório sobre rodas beneficiará cerca de 5 mil alunos com atividades lúdicas sobre a utilização segura e consciente da energia elétrica.
Focado no incentivo à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente, o Boa Energia nas Escolas trabalha inicialmente a capacitação de educadores – com cartilhas e materiais para o aprendizado em sala de aula – e também o contato prático e presencial dos alunos com temas estudados em classe por meio de uma carreta itinerante.
O objetivo do projeto é que as crianças sejam agentes multiplicadores. Que o conteúdo apresentado sensibilize o jovem e ele absorva e transmita a mudança para seus familiares. O intuito é criar um ciclo que ultrapasse os muros da escola e impacte positivamente os envolvidos mediante a transformação de hábitos e comportamentos.
Por dentro do caminhão
O caminhão da EDP dará às crianças a oportunidade de, por exemplo, entender melhor o consumo de energia dentro de casa. A partir de um painel interativo que mostra os principais equipamentos elétricos e seus respectivos níveis de consumo, é possível trabalhar a importância da utilização consciente da energia e reforçar atitudes simples para reduzir o consumo e, consequentemente, o valor da conta de luz.
Além do painel interativo, outras atividades estão presentes na carreta:
• Lousa interativa, jogos e atividades – comandada por um computador e um projetor multimídia, a lousa possibilita maior interatividade e atualização constante dos conteúdos e aplicativos;
• Bicicleta geradora de energia – o movimento do pedal da bicicleta transforma a energia mecânica em elétrica, gerando até 100 watts. Os próprios alunos pedalam e geram energia suficiente para ligar uma lâmpada;
• Arco voltaico/chispa – produz descarga e fagulha instantânea, simulando a energia em movimento;
• Pilha humana – quando as mãos são encostadas sobre uma placa de metal, fecha-se por meio do corpo um circuito eletrolítico capaz de gerar corrente elétrica. Os alunos fazem o teste para ver quem produz mais energia;
• Gerador de Van Der Graaf – o atrito é capaz de gerar eletricidade estática. Ao tocar no globo, faz arrepiar o cabelo.
Portal interativo
O projeto conta ainda com uma ferramenta educacional para o ensino sobre energia: um site totalmente interativo e lúdico. O portal tem como objetivo ampliar a divulgação do tema e conscientizar crianças e jovens a respeito do consumo eficiente. Para mais informações sobre o programa, acesse: