EDP recebe Troféu Transparência 2018 por boas práticas empresariais

Monday 27, August 2018

A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, conquistou em 2018 o Troféu Transparência, prêmio concedido pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) às organizações com as melhores práticas contábeis. É a quinta vez que a empresa é reconhecida pela qualidade e o grau de clareza das informações contidas nas demonstrações de seus resultados financeiros.





O grupo EDP foi selecionado na categoria de companhias com “receita líquida acima de R$ 5 bilhões” e eleito entre mais de duas mil inscritas por uma comissão julgadora formada por integrantes dos cursos de mestrado e doutorado na área contábil da USP (Universidade de São Paulo), com a avaliação técnica da Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI).





Para Henrique Lima Freire, vice-presidente de Finanças da EDP no Brasil, “as normas internacionais de contabilidade são hoje extremante sofisticadas e técnicas. Se, por um lado, trouxeram rigor financeiro, por outro lado dificultam o entendimento ao leitor não especializado. As nossas demonstrações financeiras têm que ser rigorosas, mas também têm que ser de fácil entendimento para qualquer leitor, nunca perdendo de vista a natureza do negócio subjacente. É este equilíbrio entre rigor e transparência que procuramos alcançar e a premiação nos mostra que estamos no caminho certo.”





Entre os critérios de avaliação usados para escolher as ganhadoras estão: a qualidade e o grau das informações contidas nas demonstrações e notas explicativas, a transparência das informações prestadas, a qualidade e consistência do relatório da administração e a aderência aos princípios contábeis. O Troféu Transparência é uma iniciativa da ANEFAC, em parceria com a FIPECAFI e a Serasa Experian.



Sobre a EDP Brasil



Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Soluções em Energia, e possui 15 unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,4 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, adquiriu participação na CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 12 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. Possui valor de mercado de cerca R$ 9 bilhões, três vezes mais do que em 2005, quando abriu seu capital em bolsa.