Startup australiana é a grande vencedora do Starter Acceleration Program

Thursday 07, November 2019

Duas candidatas brasileiras disputaram a final do programa de aceleração da EDP, que premiou a LexX Technologies com 50 mil euros

A startup australiana, LexX Technologies foi eleita a grande vencedora da primeira edição global do Starter Acceleration Program, o programa de aceleração de startups da EDP. A etapa final da competição aconteceu durante o Web Summit, um dos maiores eventos de empreendedorismo e inovação do mundo, realizado em Portugal. A startup vencedora foi premiada com 50 mil euros.

O programa, que neste ano passou a ser global, contou com módulos em três regiões – Europa (em Madri, Espanha), América Latina (em São Paulo, Brasil) e América do Norte (em Houston, Estados Unidos) – recebeu aproximadamente 500 inscrições, sendo 129 delas vindas do Brasil, o recordista de candidaturas neste ano. As startups brasileiras ColabApp e Loud Voices Services ficaram entre as nove finalistas da competição, além da Trato, startup mexicana que se classificou no módulo LATAM.

“O ecossistema de startups contribuirá diretamente para a construção do futuro do setor elétrico. Por isso, queremos fomentar a busca por novas soluções e seguir engajados na geração de novos negócios e no crescimento destas empresas”, destaca Livia Brando, gestora executiva de Estratégia, Inovação e Ventures da EDP no Brasil.

Em linha com as áreas estratégicas da EDP, as startups apresentaram projetos nas seguintes categorias: Energias Limpas, Soluções com Foco no Cliente, Inovação Digital, Armazenamento de Energia, Redes Inteligentes e Inovação em Processos Internos.

“Para nós é uma grande honra ter representado o Brasil na final do Starter. Contamos com a ajuda da EDP durante todas as fases do programa. O maior prêmio é estar aqui, na final de um grande programa global de aceleração, no maior evento de empreendedorismo do mundo”, destaca Felipe Almeida, CEO da Loud Voices Services.

A startup vencedora desenvolveu uma assistente inteligente, que tem como objetivo trazer experiência, conhecimento e aprender técnicas de manutenção, otimizando a avaliação e eficiência dos ativos das empresas.

Desde 2008, os veículos de Venture Capital do grupo EDP já aplicaram globalmente mais de 35 milhões de euros em 29 startups, que juntas empregam mais de 750 colaboradores e têm mais de 100 milhões de euros de receita por ano. No País, a EDP ventures Brasil é o primeiro instrumento de corporate venture capital voltado ao setor de energia. Lançado em 2018, já investiu em três startups, também oriundas de programas de engajamento com startups da EDP.

 

 


Novos parceiros

Três parceiros internacionais se juntaram a esta primeira edição do Starter Acceleration Program: a American Eletric Power, utility que tem mais de cinco milhões de clientes em 11 estados norte-americanos; a Turning Tables, uma empresa de inovação do grupo espanhol Cuerva; e a Verbund, maior fornecedora de eletricidade da Áustria, com quase meio milhão de clientes. O programa conta também com a parceria da ACE e da LMarks, duas especialistas em projetos de inovação e empreendedorismo e presença mundial.

Conheça o perfil da startup vencedora, e das brasileiras selecionadas para a final do programa:

LexX Technologies - Sydney (Inovação Digital):  plataforma inovadora que realiza diagnósticos e propõe soluções para técnicos de manutenção. Com base nos conceitos que fomentam a Indústria 4.0, a startup realiza combinações de recentes tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning e processamentos em linguagem natural para fornecer conhecimento técnico e recursos avançados para diversas indústrias. https://www.lexxtechnologies.com/

ColabApp – São Paulo (Soluções com Foco no Cliente): plataforma digital que conecta cidadãos à administração pública e/ou empresas privadas, promovendo a melhoria da qualidade dos serviços prestados. www.colab.re

Loud Voice – São Paulo (Inovação Digital): solução de comunicação de voz que permite uma conversa real entre bots e humanos, gerando uma experiência humanizada e de qualidade. www.loudvoiceservices.com

 

Sobre a EDP Brasil

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Geração, Distribuição, Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,5 milhões de clientes pelas suas Distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, tornou-se a principal acionista da CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 13 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.