EDP leva exposição itinerante que celebra a Língua Portuguesa

Tuesday 31, July 2018

Entre 03 e 05 de agosto, o Caminhão com um circuito de atividades interativas trará jogos e curiosidades sobre o idioma

São Paulo, 31 de julho de 2018 – A exposição itinerante “A Energia da Língua Portuguesa”, realizada pela EDP, chega nesta semana à 25ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo. A mostra estará no Pavilhão do Anhembi entre os dias 03 e 05 de agosto, levando ao público atividades interativas relacionadas ao nosso idioma.



Utilizando a estrutura móvel de um caminhão, a exposição tem ao todo 300 metros quadrados e permite que os visitantes conheçam mais sobre os países que falam a língua portuguesa, as peculiaridades e diferenças do português falado no Brasil e em Portugal, e curiosidades sobre expressões comuns desse idioma, o quarto mais falado do mundo e o mais utilizado no hemisfério sul.



O domingo (05), às 19h, a área externa da estrutura receberá também o show do rapper Vinícius Terra com o duo português Lavoisier. O artista é considerado uma figura singular da cultura Hip-Hop por unir em seu discurso literatura, raízes brasileiras e a construção dos laços entre os países. Já a dupla, formada pelos músicos Patrícia Relvas e Roberto Afonso, transforma a canção popular portuguesa com composições mais modernas.



“As atrações que a EDP traz para a Bienal permitem aos visitantes fazer um mergulho na cultura e na arte dos países que falam o português e evidenciam a riqueza e a diversidade do nosso idioma”, afirma Luís Carlos Gouveia, diretor de transformação organizacional da Companhia e diretor do Instituto EDP.



A valorização da língua é uma das bandeiras da EDP, que garantiu o maior patrocínio à reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo: um investimento de R$ 20 milhões até 2019. Ainda nessa frente, a Companhia é apoiadora cultural da 25ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo.



Desde 2017, a exposição “A Energia da Língua Portuguesa” já rodou o Brasil, levando cultura e informação sobre a língua a mais de 14 500 visitantes nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.



Atrações

O espaço interno do projeto itinerante conta com várias atividades divertidas e interativas sobre a língua portuguesa:




  • ‘A Língua Portuguesa no Mundo, Viva a energia de estar lá’: Os visitantes podem conhecer as dez nações que falam a língua portuguesa e a cultura de cada uma. Em um visor 360°, os países podem ser ‘visitados’. No chão, como uma rosa dos ventos, há o nome de cada país e, na parede, fotos e expressões curiosas.

  • ´Gerador de Sotaques’: O visitante pode dublar trechos de poemas com sotaque que escolher: Portugal ou outros estados do Brasil e compartilhar em suas redes sociais.

  • ‘Uma Língua Cheia de Energia e História’: O painel interativo mostra o significado de expressões que utilizamos no dia a dia: bicho de sete cabeças; as paredes têm ouvidos; pôr a mão no fogo, e tantas outras.

  • ‘Letra por Letra’: No visitante tem que soletrar palavras da nossa língua, selecionadas aleatoriamente por uma vending machine. Se acertar, ganha um livro.

  • ‘Linha do tempo Brasil X Portugal’: Nesta estação, o visitante tem a oportunidade de conhecer mais sobre poemas famosos dos dois países, com acesso a informações dos autores, data, estilo, etc.

  • ‘EDP e o Museu da Língua Portuguesa’: Um painel instalado dentro do caminhão traz fotos e informações sobre a reconstrução do Museu.

  • Área externa: cover face com capas de livros, produção de pôster exclusivo com a citação literária favorita do visitante, ambiente para leitura com estante recheada de livros, pufes e cadeiras.





Exposição “A Energia da Língua Portuguesa” na Bienal do Livro



Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi



Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana, São Paulo



Referência: portão principal, Pavilhão Oeste rua L06



Datas: 03 de agosto, das 9h às 22h



            04 e 05 de agosto, das 10h às 22h



Sobre a EDP no Brasil



Com mais de 20 anos de atuação no País, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que emprega mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, conta com 15 unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,4 milhões de clientes em suas distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo, além de atuar nas áreas de Transmissão, Comercialização e Soluções em Energia. No Brasil, é referência em áreas como Governança e Sustentabilidade, estando há 12 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. Recentemente, destacou-se como pioneira no uso da robotização de processos e adquiriu participação na Celesc, em Santa Catarina. Possui valor de mercado de cerca R$ 9 bilhões, três vezes maior do que em 2005, quando abriu seu capital em bolsa.