Equipe brasileira vence a final global do EDP University Challenge, em Lisboa

Tuesday 29, October 2019

Os alunos da Escola Politécnica da USP propuseram uma solução para o tema “Casa do Futuro” e ganharam uma viagem ao Vale do Silício

A grande final global do EDP University Challenge, programa desenvolvido pelo grupo EDP para apoiar e fomentar o espírito empreendedor de estudantes universitários, realizada nesta terça-feira, 29, em Lisboa, premiou uma equipe da Universidade de São Paulo. Ao todo, foram 272 grupos inscritos na competição, promovida pela EDP em Portugal e Brasil, e pela EDP Renováveis, na Espanha.



As três empresas desafiaram os estudantes a desenvolver um projeto de engenharia, gestão e marketing focado no futuro em diferentes temas. Em Portugal o tema proposto foi “Loja do Futuro EDP”; no Brasil os alunos trabalharam “A Casa do Futuro”; e a EDP Renováveis desafiou os grupos a desenvolverem trabalhos sobre o futuro das energias renováveis. Na final, um Pitch Bootcamp promovido pela Spark Agency, os alunos fizeram seu pitch diante dos jurados.



A equipe da USP, grande vencedora do concurso, propôs a criação de um aplicativo que monitora os aparelhos domésticos e responde a comandos, tornando o cliente mais informado e autônomo em relação ao seu consumo de energia. O app tem interface com programas de voz como Google Home e Alexa. Adicionalmente, as empresas de comercialização e distribuição de energia podem usar os dados e algoritmos de previsão para otimizar a rede, e a informação reunida pode ser usada para direcionar estratégias de conscientização dos consumidores e melhorias da rede.



O canal de voz, integrado aos smart speakers presentes nas casas do futuro, pode ser usado para a divulgação de produtos e serviços – desde planos financiados de painéis solares até gestão de compra e venda de energia.



Em Portugal, o EDP University Challenge é realizado há 13 anos. No Brasil, celebrou neste ano a 10ª edição. Já a EDP Renováveis promove este concurso na Espanha desde 2009. Em 2019, pela primeira vez as três empresas que promovem o projeto se uniram numa grande final global.



A EDP conta com a consultoria Premivalor Consulting como parceira global e com a Tekever e a Spark Agency como parceiras em Portugal, para manter esta iniciativa como um concurso de referência no estímulo ao empreendedorismo dos jovens estudantes.