EDP lança fundo para apoiar projetos energia limpa em países em desenvolvimento

Wednesday 14, November 2018

Companhia vai atribuir meio milhão de euros a entidades com iniciativas para mitigar a exclusão do sistema elétrico em que vivem mais de um bilhão de pessoas em todo o planeta

O Grupo EDP inaugurou neste mês um fundo na área de acesso à energia que irá atribuir cerca de meio milhão de euros por ano a projetos ligados a soluções de energias renováveis que promovam o desenvolvimento ambiental, social e econômico de comunidades rurais em países em desenvolvimento. As candidaturas estarão abertas até o dia 25 de novembro e são destinadas a entidades de todo o mundo, com e sem fins lucrativos, que pretendam desenvolver projetos no Quênia, Tanzânia, Moçambique e Malauí.



Essa iniciativa, que tem como prioridade mitigar a exclusão do sistema elétrico em que vivem mais de um bilhão de pessoas em todo o planeta, reforça o compromisso da EDP com a sustentabilidade. Além da criação do fundo, também está previsto o investimento de 12 milhões de euros nos próximos três anos na aquisição de empresas com soluções sustentáveis para acesso à energia, tendo o primeiro passo sido dado em outubro, com a compra de uma participação na SolarWorks! – companhia com operação em Moçambique dedicada à comercialização de soluções descentralizadas de energia solar.



A escolha dos quatro países que vão receber os projetos financiados pelo fundo está relacionada com a estratégia da EDP, definida este ano, de priorizar investimentos na África Oriental, pela maior estabilidade política e pela sua dinâmica de desenvolvimento econômico. O portfólio de ações terá foco em cinco grandes temáticas: educação, saúde, água e agricultura, empresas e comunidade. Elas serão selecionadas de acordo com critérios como impacto social, parcerias, sustentabilidade, potencial de expansão e número de beneficiados. Os apoios destinados a cada projeto variarão entre de 25 mil e 100 mil euros.



O regulamento completo e o formulário de candidatura estão disponíveis no link www.edp.com/pt-pt/programa-do-fundo-acesso-a-energia



Sobre a EDP



Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia, e possui sete unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,4 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, adquiriu participação na CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 12 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.