Mogi das Cruzes recebe o Rodeio dos Eletricistas da EDP

Friday 31, August 2018

Evento anual reúne eletricistas para uma competição focada em segurança; equipe vencedora disputará evento nacional

O  Rodeio dos Eletricistas já é considerado uma tradição entre os profissionais do setor elétrico. Todos os anos, a competição reúne os colaboradores da EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, em uma série de provas que testam as habilidades e conhecimentos sobre procedimentos de segurança e operações usuais do trabalho.





A edição 2018 do evento acontece hoje (31), na sede da EDP em Mogi das Cruzes, trazendo novidade. O Rodeio terá a presença especial das alunas da Escolas de Eletricistas exclusiva para mulheres, projeto pioneiro da EDP em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). As estudantes farão uma atividade específica que já foi desenvolvida na etapa prática do curso.





Para a competição, foram formadas 12 equipes de colaboradores das diversas regiões de atuação da empresa, colocando em prática a experiência diária do eletricista de maneira emocionante e divertida. As tarefas simulam situações que acontecem na rotina diária dos profissionais ao trabalharem com a rede de distribuição de energia. Para expandir o alcance da conscientização, além da participação das equipes de Distribuição e Linhas da empresa, estarão presentes companhias terceirizadas parceiras e duas equipes de Distribuição que atuam na EDP no Espírito Santo.





Dois critérios serão fundamentais para eleger a equipe que vai levar a premiação:  excelência com a segurança na execução e o tempo gasto para realizar cada tarefa. Cada atividade será avaliada por juízes experientes no setor, que determinarão as pontuações por equipe. Dentre as provas realizadas, estarão:





  Simulação de trabalho em rede de média tensão energizada (linha viva);



  Colocação de equipamentos de proteção (EPI´s) com olhos vendados;



  Troca de medidor de energia;



  Escalada com utilização de degrau portátil;



  Desenergização na rede com dispositivo anti-carga;



  Instalação de aterramento da rede e substituição de Isolador;





A equipe EDP mais bem colocada na competição participará do Rodeio Nacional dos Eletricistas, que será realizado durante o XXIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, entre 20 e 23 de novembro, em Fortaleza.





Para o diretor geral da EDP, Marney Antunes, o Rodeio dos Eletricista está intimamente ligado a padronização dos procedimentos operacionais e a segurança do trabalho, que está alinhado com o princípio fundamental da EDP: A vida sempre em primeiro lugar “A competição é uma maneira de reforçar e disseminar a importância da segurança no trabalho a todos os colaboradores que levam a energia elétrica aos mais de 1,8 milhão de clientes da Distribuidora, e ao mesmo tempo, uma forma leve e divertida de integrar os profissionais que atuam em diversas regiões da companhia”.





Um rodeio diferente



Diferentemente de um rodeio tradicional, no qual os peões enfrentam touros e cavalos, neste evento, eletricistas e técnicos qualificados se deparam com postes, equipamentos e estruturas que representam uma rede de distribuição de energia.





Em lugar das esporas, calças de couro e chapéus, na competição promovida pela EDP é necessário o uso de cintos de segurança, capacetes, cintos paraquedistas, botas, luvas, óculos de proteção, mangas isolantes e uniformes anti-chamas – são os chamados Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), utilizados diariamente pelos profissionais durante a execução das atividades correspondentes.





Rodeio dos Eletricistas 2018 - EDP



(evento fechado para colaboradores da empresa)





Data: 31/08/18, das 7h às 15h



Local: Sede da EDP em Mogi das Cruzes



Endereço: Avenida Castelo Branco, 77 – Cesar de Souza